A Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) e suas associadas apoiam a campanha “#MeOuça”, com o mote “No trânsito, o sentido é a vida”
Assinada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) em parceria com a Anfavea, a campanha fala sobre o comportamento seguro no trânsito, a partir da reflexão de crianças sobre álcool e direção, sobre o uso de celular ao volante e sobre outros comportamentos arriscados e que acabam gerando acidentes.
Uma das peças da campanha, um cartaz, chama a atenção do transporte coletivo como indutor de segurança no trânsito. Na peça publicitária, uma jovem sugere que os pais deixem o carro em casa e usem o transporte coletivo, caso saiam para beber.
As peças publicitárias da campanha também trazem dados impactantes, como a informação de que um condutor sob efeito de álcool é 14 vezes mais propenso a ser responsável por um acidente fatal, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).
De acordo com dados divulgados pelo Observatório, o Brasil é o quarto país que mais mata no trânsito; nos últimos 20 anos, morreram mais de 662 mil pessoas em acidentes desse tipo, que representam um custo anual de R$ 56 bilhões.